Alegre - ES

Trabalhos de Conclusão de Curso

Lista dos Trabalhos de Conclusão de Cursos da Licenciatura em Física da Ufes/Alegre. Os trabalhos estão organizados em ordem alfabética por nome de autor. Use a função "localizar" de seu navegador (Ctrl+f, no Chrome) para buscar por um nome específico.

A lista contém os nomes de todos alunos e todas alunas que formaram desde a criação do curso (2009). No entanto, as informações dos TCC's de alguns/algumas ainda estão sendo recuperadas. A tabela será atualizada à medida que essas informações forem sendo obtidas, ou quando novos TCC's forem defendidos.

Nome Título Orientador(a) Ano da Defesa
Ana Caroline Leão Avaliação da substituição de alumínio em goethitas na remoção de azul de metileno do meio aquoso Alexandre dos Santos Anastácio 2019
Anderson Dos Santos Paschoa Concepções alternativas em mecânica clássica: como estão presentes e o quanto são significativas para os estudantes ingressantes do curso de licenciatura em física Simone A. F. Anastácio 2013
André Pelais Oliveira Construção e caracterização de uma célula fotoacústica convencional impressa em 3D para detecção de óxido nitroso em níveis de traços Guilherme Rodrigues Lima 2023
Andriele Da Silva Vieira

Simulação numérica de uma célula fotoacústica convencional: Estudo da dissipação viscosa e térmica no fator de qualidade

Guilherme Rodrigues Lima     2019
Angelica Zaneze Fia Estudo das propriedades estruturais de compostos da série Tb1-x Ndx Al2 Christiano Jorge Gomes Pinheiro (DER) 2015
Antonio Garbacio Neto Estudo de um sensor fotoacústico diferencial Guilherme Rodrigues Lima 2021
Armstrong Godoy Junior Estudo de estratégias para a melhoria do rendimento de um carro elétrico movido a energia solar e acionado por um inversor de frequência Cláudio Moisés Ribeiro 2014
Arthur Ribeiro Pereira Lugon Coletor de variáveis elétricas projetado para ser embarcado em um sistema fotovoltaico isolado integrado a um carrinho solar Cláudio Moisés Ribeiro 2017
Augusto Cesar Martins Bicalho Ensino de física moderna e contemporânea: uma abordagem didática fundamentada na teoria da aprendizagem significativa e utilização de simulações virtuais Márcia Costa 2022
Beatriz Moura De Oliveira Construção de uma impressora 3D com materiais de baixo custo para utilização na elaboração de modelos didáticos para o ensino de Ciências Simone A. F. Anastácio 2021
Brenner Camilo Dos Santos Ferreira     2017*
Dalete Rodrigues Alves Proposta de elaboração de material didático para o ensino de física de partículas para alunos videntes e alunos com deficiência visual Simone A. F. Anastácio 2019
Daniel Crizostomo Da Costa Física do dia-a-dia: divulgação científica por meio de mídias digitais durante a pandemia do Covid-19 Simone A. F. Anastácio 2021
Daniel Pereira Gularte Ingresso, diplomação e evasão no curso de Licenciatura em Física da UFES Alegre: Um estudo quantitativo a partir dos marcadores sociais da diferença.    2023
Daniel Silva Calheiro Levantamento radiométrico de algumas praias de Guarapari - ES José Luís Passamai Junior (DFIS) 2016
Diego Santos De Jesus Uso do BBC Micro:Bit como acelerômetro de baixo custo no ensino de física João Paulo Casaro Erthal 2019
Douglas Pereira Alves Construção de um gerador de plasma frio à pressão atmosférica Christiano Jorge Gomes Pinheiro (DER) e Cláudio Moisés Ribeiro (coorientador) 2016
Eduardo Amorim Benincá Construção de impressora 3D com materiais alternativos baseada no projeto RepRap Simone A. F. Anastácio 2018
Eduardo Destefani Stefanato

O uso do pêndulo físico como método de determinação da viscosidade absoluta de fluidos newtonianos

Guilherme Rodrigues Lima 2022
Felipe Potentine Da Silva Os princípios da mecânica quântica e sua aplicação ao oscilador harmônico Ronald Oliveira Francisco 2017
Filipe Eduardo da Silva Pirovani     **
Flávio Manoel Santos Hemerli Computação de Alto Desempenho Usando Numba para Cálculo de Agregação de Matéria Roberto Colistete Júnior 2019
Geissy De Azevedo Mendes Processo de decaimento radioativo David Rodrigues de Souza 2015
Hebert De Amorim Folli Estudo do perfil conceitual de luz dos estudantes de licenciatura em física da Universidade Federal do Espírito Santo – Alegre João Paulo Casaro Erthal 2017
Helder Moreira Braga Construção de um plano inclinado utilizando a plataforma arduino para o estudo do movimento em aulas de física Simone A. F. Anastácio 2017
Henrique Casagrande Bravin Energia em um poço de potencial infinito utilizando uma abordagem de comprimento mínimo Ronald Oliveira Francisco (DFIS) 2015
Isabela Da Silva Cunha Análise das Publicações sobre o ensino de Física para alunos com deficiência visual, dos SNEF's e EPEF's, entre 2005 e 2015 Angelita Vieira de Morais 2018
Isabella Moraes de Melo O uso do Laser pointer para o estudo de óptica não linear e de absorção óptica de
fluidos.
Guilherme Rodrigues Lima 2022
Jaíne Mação Lôrdelo Ensino de física para alunos com deficiência visual: mapeando recursos, construindo pontes Aline de Menezes Bregonci (DMVET) 2021
Júlia Jacone Atividades experimentais com material de baixo custo: elaboração de propostas para o ensino dos conteúdos de mecânica Simone A. F. Anastácio 2023
Juliana De Souza Oliveira     2017*
Julio Francisco Da Silva Uso do módulo Python Uncertainties no cálculo de incertezas experimentais da diferença de potencial e corrente elétrica de um protótipo experimental Flávio Mota do Couto 2020
Karine Buzon Carvalho Formação de professores: um estudo de caso sobre o curso de licenciatura em física ccens/ufes Andréia Wéiss 2022
Kennia Luciara Gomes Chabudê Alves Abordagem de temas de astronomia com alunos com deficiência intelectual Simone A. F. Anastácio 2019
Laisa Cola Carlete Avaliando o desenvolvimento de atividade investigativa em física com alunos com deficiência intelectual Simone A. F. Anastácio 2016
Lara Tidesco Zumerle A evolução dos modelos cosmológicos à luz dos dados observacionais Ramón Giostri Campos 2021
Larissa Degen De Almeida Métrica de buracos negros: singularidade, horizonte de eventos e ergosfera Roberto Colistete Júnior 2021
Laysa da Silva Cassamali A repercussão midiática da primeira imagem de um buraco negro Victória Flório 2023
Lênin Azevedo de Azevedo Desvendando o universo subatómico: uma introdução aos neutrinos e sua natureza oscilatória Júnior D. Toniato e José Alexandre Nogueira (coorientador - DFIS) 2024
Leonardo William Pinheiro Gomes Visões da natureza das ciências no curso de Física Licenciatura da Ufes-Alegre Victória Flório 2023
Lucas Goncalves Dutra Atividades didáticas baseadas em experimento nos livros didáticos do PLND/2018 e o ensino por investigação Andréia Aurélio da Silva 2018
Luis Felipe Viana Paixâo Atividades experimentais investigativas em laboratórios didáticos de física Márcia Costa 2021
Magno Leal De Brito Junior     2018*
Marcos Da Costa Sabatini Desenvolvimento de um algoritmo para construção de imagens 2D obtidas com Microfluorescência de Raios X Christiano Jorge Gomes Pinheiro (DER) 2019
Matheus De Oliveira Louzada Análise da organização dos tópicos de física moderna e contemporânea na formação inicial das instituições de ensino superior do sudeste do Brasil Andréia Aurélio da Silva 2017
Matheus Gonçalves Da Silva Team-based learning e peer instruction: o estado do conhecimento das publicações em periódicos nacionais de ensino de física João Paulo Casaro Erthal 2021
Natan Aparecido Coleta Da Conceicao Uma breve digressao sobre a relatividade do movimento Ramón Giostri Campos 2015
Nathalia Gobira Galvão Confecção de um Pré-protótipo de Magnetômetro Unidimensional Roberto Colistete Júnior 2019
Paloma Ferreira Da Silva A história e filosofia da ciência, utilizando a contação de história como recurso, nas séries iniciais Angelita Vieira de Morais 2017
Paulo Aristo Faccin Júnior Ficção Científica no Ensino de Física: um levantamento da produção bibliográfica Victória Flório 2023
Paulo Henrique Lorenzoni Filho Arduino e app inventor: representação do fenômeno geração de energia eólica acessível aos alunos com deficiência visual Simone A. F. Anastácio 2023
Pedro Alledi de Campos Currículo e Formação Docente: reflexões a respeito do PPC de um curso de Licenciatura em Física a partir da opinião de egressos Márcia da Costa 2022
Pedro Oliveira Fassarella Análise das questões de Física Moderna do ENEM João Paulo Casaro Erthal

2019

Ramon Dadalto Carvalho Estudo e aplicabilidade da radiometria fototérmica modulada no infravermelho em sólidos homogêneos e filmes finos Flávio Mota do Couto 2017
Raul César Martins Gonçalves A Tensão do H0: Desafios na Determinação da Taxa de Expansão do Universo Júnior Diniz Toniato 2024
Rodrigo Leal Falcão Análise quali-quantitativa de dados meteorológicos da Reserva Biológica de Sooretama Flávio Mota do Couto 2022
Tamires Christine Dias Rosa Orientações para elaboração de material didático tátil voltado para o ensino de física a alunos com deficiência visual Simone A. F. Anastácio 2021
Thays Ferreira Souza Modos semióticos de expressão e utilização dos conhecimentos físicos por estudantes das séries iniciais do ensino fundamental Simone A. F. Anastácio 2013
Thiago Araújo Dantas Propostas de atividades práticas e experimentais para o ensino de física para os anos iniciais do ensino fundamental Simone A. F. Anastácio 2021
Thiago Ferreira Santos     2020*
Ulisses Calçada Evangelista Estimativa da irradiância solar global horizontal utilizando o sensor multiespectral AS7341 Cláudio Moisés Ribeiro e Roberto Colistete Júnior 2023
Vanderli Laurindo Junior Física no cotidiano: projetos na educação de jovens e adultos João Paulo Casaro Erthal 2014
Vitor Souza Premoli Pinto De Oliveira Redes Neurais Artificais profundas aplicadas a segmentação de ossos em MicroTomografias Computadorizadas obtidas por Radiação Síncrotron para análises histomorfométricas Christiano J. Gomes Pinheiro (DER) 2022
Wyara De Jesus Nascimento Contribuições do Pibid para aprendizagem da docência em física elencadas em pesquisas da área de ensino de física Andréia Aurélio da Silva 2018
Yan Costa de Assunção Implementação do passeio quântico escalonado via ressonadores de micro-ondas Tharso Fernandes (DMAT) e Júnior D. Toniato (coorientador) 2023
Zoraide Dangremon de Almeida Pereira Negacionismo e pseudociência: Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos no município de Alegre-ES João Paulo Casaro Erthal 2023

* Ano da colação de grau.

** Ainda matriculado no curso.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000